Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
MISTÉRIO E MISTICISMO STONEHENGE
"Denominado pelos Saxões de "hanging stones" (pedras suspensas) e referido em escritos medievais como "dança dos gigantes", existem diversas lendas e mitos acerca da sua construção, creditada a diversos povos da Antiguidade .

Uma das opiniões mais populares foi a de John Aubrey. No século XVIII , antes do desenvolvimento dos métodos de datação arqueológica e da pesquisa histórica, foi quem primeiro associou este monumento, e outras estruturas megalíticas na Europa , aos antigos .

Esta idéia, e uma série de falsas noções relacionadas, difundiram-se na cultura popular do século XVII, mantendo-se até aos dias atuais.

Na realidade, os Druidas só apareceram na Grã-Bretanha após 300 a.C. , mais de 1500 anos após os últimos círculos de pedra terem sido erguidos. Algumas evidências, entretanto, sugerem que os Druidas encontraram os círculos de pedra e os utilizaram com fins religiosos.

Outros autores sugeriram que os monumentos megalíticos foram erguidos pelos Romanos , embora esta idéia seja ainda mais improvável, uma vez que os Romanos só ocuparam as Ilhas Britânicas após 43 , quase dois mil anos após a construção do monumento.

Somente com o desenvolvimento do método de datação a partir do Carbono-14 estabeleceram-se datas aproximadas para os círculos de pedra. Durante décadas não foram formuladas explicações plausíveis para a função dos círculos, além das suposições de que se destinavam a rituais e sacrifícios.

O mais famoso monumento da pré-história pode ter sido um centro de cura, para onde iam peregrinos há mais de 4.500 anos. A afirmação é de um grupo de arqueólogos que trabalha, desde o começo do mês, nas primeiras escavações em mais de 40 anos no monumento.

O grupo acredita ter encontrado indícios que podem, finalmente, explicar os mistérios da construção de blocos de pedra. A equipe descobriu um encaixe que, no passado, abrigou as chamadas pedras azuis, rochas vulcânicas de tom azulado, a maioria já desaparecida, que formava a primeira estrutura construída no monumento.

Eles acreditam que as pedras azuis podem confirmar a tese de que Stonehenge era um local onde as pessoas iam em busca de cura."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/
***

É UM MONUMENTO MEGALÍTICO DA IDADE DO BRONZE, LOCALIZADO NA PLANÍCIE DE SALISBURY, PRÓXIMO A AMESBURY, NO CONDADO DE WILTSHIRE, NO SUL DA INGLATERRA.

CONSTITUÍ-SE NO MAIS VISITADO E CONHECIDO CÍRCULO DE PEDRAS BRITÂNICO, E ATÉ HOJE É INCERTA A ORIGEM DA SUA CONSTRUÇÃO, BEM COMO DA SUA FUNÇÃO, MAS ACREDITA-SE QUE ERA USADO PARA ESTUDOS ASTRONÔMICOS, MÁGICOS OU RELIGIOSOS.

O STONEHENGE É UMA ESTRUTURA COMPOSTA, FORMADA POR CÍRCULOS CONCÊNTRICOS DE PEDRAS QUE CHEGAM A TER CINCO METROS DE ALTURA E A PESAR QUASE CINQUENTA TONELADAS, ONDE SE IDENTIFICAM TRÊS DISTINTOS PERÍODOS CONSTRUTIVOS.

DENOMINADO PELOS SAXÕES DE "HANGING STONES" (PEDRAS SUSPENSAS) E REFERIDO EM ESCRITOS MEDIEVAIS COMO "DANÇA DOS GIGANTES", EXISTEM DIVERSAS LENDAS E MITOS ACERCA DA SUA CONSTRUÇÃO, CREDITADA A DIVERSOS POVOS DA ANTIGUIDADE.

O MAIS FAMOSO MONUMENTO DA PRÉ-HISTÓRIA PODE TER SIDO UM CENTRO DE CURA, PARA ONDE IAM PEREGRINOS HÁ MAIS DE 4.500 ANOS.

A AFIRMAÇÃO É DE UM GRUPO DE ARQUEÓLOGOS QUE TRABALHA, NAS PRIMEIRAS ESCAVAÇÕES EM MAIS DE 40 ANOS NO MONUMENTO.

O GRUPO ACREDITA TER ENCONTRADO INDÍCIOS QUE PODEM, FINALMENTE, EXPLICAR OS MISTÉRIOS DA CONSTRUÇÃO DE BLOCOS DE PEDRA.

A EQUIPE DESCOBRIU UM ENCAIXE QUE, NO PASSADO, ABRIGOU AS CHAMADAS PEDRAS AZUIS, ROCHAS VULCÂNICAS DE TOM AZULADO, A MAIORIA JÁ DESAPARECIDA, QUE FORMAVA A PRIMEIRA ESTRUTURA CONSTRUÍDA NO MONUMENTO.
ELES ACREDITAM QUE AS PEDRAS AZUIS PODEM CONFIRMAR A TESE DE QUE STONEHENGE ERA UM LOCAL AONDE AS PESSOAS IAM EM BUSCA DE CURA.

A EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO ESTÁ NO PONTO EM QUE O MONUMENTO TENHA SIDO CONCEBIDO PARA QUE UM OBSERVADOR EM SEU INTERIOR POSSA DETERMINAR, COM EXATIDÃO, A OCORRÊNCIA DE DATAS SIGNIFICATIVAS COMO SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS, EVENTOS CELESTES QUE ANUNCIAM AS MUDANÇAS DE ESTAÇÃO.

PARA ISTO BASTA SE POSICIONAR ADEQUADAMENTE ENTRE OS MAIS DE 70 BLOCOS DE ARENITO QUE O COMPUNHAM E OBSERVAR-SE NA DIREÇÃO CERTA.

ESTA DESCOBERTA SE DEU EM 1960, DEMONSTRANDO, ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA, QUE OS POVOS NEOLÍTICOS, 3000 ANOS ANTES DE CRISTO, JÁ TINHAM ESTE CONHECIMENTO.
A IMPORTÂNCIA ESTARIA VINCULADA DIRETAMENTE À AGRICULTURA DOS POVOS DA ÉPOCA.

SEGUNDO O HISTORIADOR JOHNNI LANGER, A VIDA DOS POVOS AGRÍCOLAS ESTÁ LIGADA AO CICLO DAS ESTAÇÕES, E O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO PRECISAVA DEMARCAR O TEMPO PARA SABER QUAIS ERAM AS MELHORES ÉPOCAS PARA COLHEITA E SEMEADURA, E A OBSERVAÇÃO DO CÉU NASCEU DAÍ.
Fonte - Wikipédia
Fonte: http://www.teresa-rosas.blogspot.com.br/

Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascensao.com.br