Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
AS CORES E A S LUZES PODEM
MUDAR TUDO...
A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia e na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
As cores produzem mudanças no campo energético que envolve nosso corpo físico ajudam a equilibrar a saúde e as emoções.
Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.
Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.
Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.
O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.
Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.
Cromoterapia é um tratamento terapêutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.
No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contacto com a natureza.
ALGUMAS DICAS DOS EFEITOS DAS CORES
Branco
Transmite paz e faz com que a pessoa se sinta livre e purificada.
Preto
Induz ao isolamento, à introspeção e à auto-análise. Não é indicada para pessoas que se sintam deprimidas.
Azul
Desenvolve a inteligência, transmite calma e suavidade e propicia equilíbrio mental e emocional.
Não é indicada para pessoas que sofrem pressão baixa.
Verde
Aumenta a autoconfiança, a perseverança e a firmeza.
É eficiente também contra complexos de inferioridade e depressão, além de ajudar nos casos de prisão de ventre.
Deve ser evitada por pessoas que se julgam superiores às outras ou se comportam de maneira autoritária.
Também não é indicada nos casos de cólicas ou de úlceras gástricas.
Vermelho
Estimula a sexualidade e favorece as conquistas amorosas.
Aumenta a vitalidade e é eficiente nos casos de anemia, depressão, impotência sexual e insuficiência cardíaca.
Não deve ser usada em casos de tensão pré-menstrual, cãibras musculares e pressão alta.
Amarelo
Produz uma sensação de leveza e desinibição, ajudando a pessoa a se tornar comunicativa e alegre.
Também favorece qualquer tipo de prática espiritual.
Não é indicado para pessoas muito inseguras ou imaturas.
Violeta
Inspira devoção e desejo de se unir às mais elevadas vibrações de energia. Ajuda a superar carências afetivas, materialismo excessivo, impulsos auto-destrutivos e remorsos.
É contra indicado para esquizofrênicos ou vítimas de outros tipos de perturbação mental.
Marrom
Desenvolve qualidades como disciplina e perseverança.
Não é indicada para pessoas pouco comunicativas ou emocionalmente dependentes.
TRABALHANDO COM AS CORES EM CASA
Mentalização das Cores
*** Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.
*** Contato com a Natureza
Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.
***A Cromoterapia na alimentação é recomendada para repor a cor necessária para se manter saudável.
Procurem sempre estar atentos as suas necessidades do dia, sabendo usar os benefícios das luzes e cores com certeza terão mais chances de acertos do que erros nas suas metas a serem alcançadas.
Quando estamos equilibrados em nosso padrão vibracional temos mais facilidades de vivenciar a vida, somos mais seguros do que estamos procurando e o que não devemos fazer, ficamos sem medos e os conflitos dos outros não nos atinge.
Por Soneli
Enviado por e-mail
Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascensao.com.br