“OXUMARÊ: AQUARELA DIVINA"

Quando eu penso neste Orixá, imediatamente me vem à mente a beleza do arco-íris. A perfeição da sinfonia das cores regida pelo Grande Criador. Com a paleta na mão o Artista Supremo pincela o céu com energias de transformação, amor, sabedoria, prosperidade, beleza, mudanças, transmitindo a cada um de nós que o CRESCIMENTO INDIVIDUAL surge da RENOVAÇÃO constante da vida.

O efeito natural do arco-íris também chamado de arco-celeste, arco-da-velha (arco da lei da velha = aliança entre Deus e os seres), arco-da-chuva ou simplesmente, arco-da-aliança é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotas da chuva. É um arco multicolorido com o vermelho em seu exterior e o violeta em seu interior. A saber, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Sabe-se que em todas as pessoas conseguem enxergar toda a seqüência colorida do arco-íris. Geralmente, o magnífico arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local propício à apreciação desta beleza divina é perto das CACHOEIRAS.

Seu nome provém da mitologia grega onde a Íris era uma deusa que exercia a função de arauto divino. Em sua tarefa de mensageira, a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar o céu. Logo após o Dilúvio quando a arca de Noé pousou sobre o Monte Ararate; Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva seu arco-da-aliança apareceria nas nuvens, sendo símbolo da aliança estabelecida pelo Criador e a Criatura, afirmam os estudiosos do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Na Cultura Yorubá, o arco-íris é representado como MENSAGEIRO DIVINO aos seres humano na imagem do Orixá Oxumarê. A título de esclarecimento e conhecimento, fisicamente, a aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas gotas de chuva.

Eu quero aproveitar também a oportu nidade para transmitir a origem da bandeira do arco-íris que foi usada pela primeira vez como símbolo PACIFISTA na Itália nos anos 60. A nível mundial em 2002 popularizou-se durante os protestos contra a ocupação do Iraque. A versão mais comum tem sete barras horizontais, sendo a ordem inversa à usada pelo movimento LGBT (ou ainda LGBTT) e com uma barra azure a cor nacional da Itália. Geralmente, tem inscrita a palavra PACE (do latim) que significa “paz”, com letras maiúsculas de cor branca. Rainbow Warrior (guerreiro arco-íris) é o nome de uma série de barcos da organização ecologista GREENPEACE (paz verde) criado desde 10/07/1985 pelos serviços secretos franceses.

Meu Amigo Leitor uma coisa você há de concordar comigo: a energia magnífica do arco-íris é de estonteante beleza, que dentro do panteão africano o Deus responsável pela manutenção e condução das mudanças é Oxumarê. Seu astro regente Plutão exige que enfrentemos nossa sombra, nossos medos, incluindo nisso nossos sentimentos mais obscuros, até mesmos aqueles mais instintivos tais como cobiça, inveja, ciúme, raiva entre outros. Precisamos enfrentá-los de cabeça erguida, lapidando nossos instintos; transformando-os em pura energia cósmica multicolorida de determinação, coragem, sabedoria, alegria, harmonia, paciência e inteligência. A beleza das cores é símbolo da harmonia e da paz celestial, aonde Oxumarê tem ligação direta com essa força viva da natureza, com finalidade equilibradora do corpo emocional.

A pressão plutoniana compara-se a uma panela de pressão, que precisa de uma válvula de escape para que se processe a verdadeira alquimia da transmutação. Assim somos nós quando estamos sendo sufocado por algo que nos incomoda; é necessário desentupir a válvula para que a pressão interna evapore suavemente; relaxando as tensões emocionais. Aí está à força de Oxumarê em nosso corpo emocional. Ele é o equacionador dos extremos, fazendo prevalecer o equilíbrio dos opostos.

Em sua essência divina, Oxumarê tem as polaridades masculinas e femininas em perfeita harmonia; são forças que se interagem produzindo harmonização dos pólos. O Planeta Plutão - seu regente, associa-se aquele resultado de súbito impulso para dar um novo começo em nossa vida; de forma a iniciarmos algo novo; eliminando amarras, medos e obstáculos, visando novos objetivos. É o surgimento do NOVO em troca pelo velho.

No próximo dia 24/08 é consagrado a São Bartolomeu; no panteão africano Oxumarê força viva da natureza com qualidade iluminadora das cores na natureza surpresa. É chegado o tempo de transformar desafios em evolução e crescimento em todos os níveis vibracionais, isto tem falado constantemente da necessidade de mudarmos os estados vibratórios internos e externos, afinal quando eu mudo; transformo tudo ao meu redor. Lembre-se desse nosso bate papo. Sabe-se que novos portais estão se abrindo diariamente para o Planeta Terra e para a humanidade como um todo. Então vamos usar a explosão benéfica da energia criadora que irá moldar um novo futuro para você e para todos nós. Tudo depende de cada um de nós.

Outro aspecto relevante de Oxumarê é a PROSPERIDADE material e espiritual, portanto a Lei de Atração Magnética nos diz que manifestemos em nossa vida, a essência dos nossos pensamentos e sentimentos, para isso temos que ter ATITUDES CONCRETAS. O Grande Salvador já habita dentro de nós, na força de LUZ SUPREMA DA VIDA. Vivemos entre irmãos assim ensinou o Cristo Redentor. Logo não nos esqueçamos que somos seres espirituais vivendo em corpos materiais e que estamos todos interligados e que somos de um poder milagroso de criação sem igual.

Neste instante sublime de encontro com a essência da ação transformadora de Oxumarê eu quero dizer a você, Meu Caro Leitor: VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA, seja o arquiteto do seu destino, ou melhor, seja o CRIADOR DA SUA REALIDADE.  Para mim essa é a essência vital de Oxumarê como ser sublime de aliança divina, na forma de LUZ HARMONIZADORA na beleza do arco-íris e da vida em que vivemos. Somos filhos do Grande Criador, sendo assim, temos a CAPACIDADE DE MUDAR REALIDADES. Pensando assim você verá que pode dar saltos incríveis no sentido da sua EVOLUÇÃO, PROSPERIDADE E PLENITUDE. Mas entenda que para você ter PROSPERIDADE é necessário perceber que tudo é energia; tudo é fluxo, tudo é AMOR… outra grande qualidade de Oxumarê. Assim ele me fala e ensina dia a dia.

Certa vez lendo um texto de Bruno J. Gimenes ele afirmou: “prosperidade é a união da abundância material e financeira somada à paz de espírito e a plenitude. Prosperidade é o sentimento que lhe oferece a LIBERDADE GENUÍNA.” (grifo nosso). Eu concordo plenamente com ele; temos que acreditar na nossa capacidade de realizar, viver a missão da nossa alma; onde somos 100% (cem por cento) responsáveis pelas nossas ações e atitudes diante da vida. Esse é o grande ponto, que muitas vezes não queremos enxergar. Por isso se quisermos mudar a nossa vida; temos que desejar ousar, sair dos trilhos, para enveredar por novos caminhos que são inúmeros e nada fáceis. Iniciar algo novo incomoda e requer planejamento, reflexão e ação concreta de realização contínua. Aja com sabedoria, assim obterás resultados compensadores no final da turbulência. Afirma o Orixá da mudança Oxumarê.

É nesta aquarela harmônica que eu sinto Oxumarê, através dos opostos nos traz equilíbrio, beleza e paz de espírito. Suas cores demonstram RESPEITO à diversidade; realizando a grande alquimia da vida, do heterogêneo à harmonia da homogeneidade esplendorosa do arco-íris; aliança divina.

Rubens Saraceni ensina que Oxumarê é o orixá que rege sobre a sexualidade e seu campo preferencial de atuação é o da RENOVAÇÃO DOS SERES em todos os seus aspectos. Identifica-se com DÃ; a serpente do arco-íris, não por acaso, mas porque ele irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas que dão origem às sete linhas de Umbanda; atuando nas sete irradiações como elemento RENOVADOR. Ou seja, na linha da Fé (Oxalá / Oiá) é renovador da religiosidade dos seres. Na linha da concepção (Ox um / Oxumarê) é renovador do amor. Na linha do conhecimento (Oxoce / Obá) é inovador, renovador dos conceitos, teorias e fundamentos. Na linha da Justiça (Xangô / Egunitá) é a força renovadora dos juízos; é justiça equilibradora. Na linha de Ogum / Yansã é a própria ordenação renovadora que acontece de tempos em tempos. Ele também se faz presente na linha da geração (Yemanjá / Obaluaiê) é o próprio reencarne; que é quando um espírito troca de pele, tal como faz Dã; serpente encantada do arco-íris. Por tudo isso e muito mais, que este Orixá realmente integra-se totalmente em todas as linhas pela sua pluralidade energética.

A complexidade e o amplo mistério do arco-íris nos obrigam a transmitir apenas alguns tópicos à reflexão, em face do vasto e infinito conhecimento ainda não revelado, além do espaço da nossa página ‘ser um pouco limitado’. Fixe bem que Oxumarê é a renovação da vida, da mente, do coração e da fé dos seres. É a mudança diária e é um dos mistérios da Criação Divina.

Em 17/08/1997 eu psicografei o que se segue a respeito de OXUMARÊ DÃUÍ, ou simplesmente, DÃ. “O orixá Dãuí é a representação da grande serpente que habita a profundeza dos lagos. Visualizei seus movimentos lentos e constantes, quando em meio aquático, com precisos ataques aos objetivos específicos da vida de seus filhos. No silêncio do lago e na profundeza de suas águas Dãuí, tudo vê e observa pacientemente. Ao sair para terra, sempre quando o sol vibra forte; nesta forma atrai prosperidade conseguida através de muito trabalho e exigem que seus filhos sejam muito disciplinados. É ágil na terra, elemento da forma e realização para que se realize a TRANSFORMAÇÃO no campo físico, objetivo alcançado, volta às águas submersas, que é seu habitat encantado. Só alguns têm acesso a esse reino mágico; misterioso e de profundo conhecimento.

Dãuí em aspecto negativo transmite isolamento profundo, gerando depressão, pessimismo e irritabilidade. Cuidado com o sistema nervoso alerta a grande serpente.  O filho deve procurar controlar suas emoções e os atos impulsivos para evitarem grandes erros e desgastes emocionais. Cabe ao filho evitar o orgulho e vaidade que cegam a visão da razão e do bom senso. Conselho: compartilhar mais os sentimentos abrindo-se com os poucos amigos que o rodeiam. Procure não se magoar com facilidade. Relevar mais as coisas; não se deter muito a certas futilidades. “Procurar não se envolver com intrigas (grande defeito dos filhos de Dãuí).”

Momento de Reflexão: “Você deve transcender o seu ego e descobrir o seu verdadeiro ser. O verdadeiro ser é parte permanente, a parte mais profunda de você. É sábia, amorosa, segura e cheia de alegria.” (Brian Weiss).

Para mim esta reflexão transmite a essência divina de Oxumarê. Renove-se; busque novos conhecimentos; conheça a ti mesmo e verás um novo mundo a sua frente. É nesta amplitude de percepção que Oxumarê me fala diariamente. Mudar é nossa natureza divina, porque tudo é mutável e transforma-se a cada segundo, sob a égide protetora do Grande Arquiteto do Universo e seus Ministros Supremos.

Antes de encerrar a edição quero falar um pouco sobre o Exu Maré , guardião do Orixá Oxumarê. Este Exu pertence à linha das águas de Oxumarê, trabalham ainda de acordo com a invocação com Oxum; Yansã; Xangô e Yemanjá. Bem eclético, é o guardião da sabedoria do povo das águas, odeia mentira, faz um trabalho sempre esclarecedor. Procura por seus médiuns exatamente porque necessita de uma inteligência nativa dentro deles (inteligência emocional). Gosta da cor amarela e azul para suas indumentárias e por ser amante do mar adora pinga e rum. Transmite aos seus médiuns sabedoria e a compreensão. Cuida da evolução e da cura espiritual dentro da Lei Kármica da justiça, fazendo seus filhos evoluir em cada pensamento e at itude. Carrega em suas mãos uma pérola gigante que lhe dá o poder de desaparecer e se transportar para o lugar desejado. Yansã lhe deu o poder de cuidar dos quiumbas (obsessores) levando-os para o fundo do mar, donde dificilmente voltam, encantam-se. Dizem que ele foi pirata; foi o único que sobreviveu ao ataque articulado pelos inimigos; amarrado e mutilado, quando jogado ao mar com uma adaga enferrujada para que enfrentasse os tubarões.

Ele gerou dentro de si uma terrível força de vingança, pois sua tripulação havia sido dizimada. Essa força deu-lhe vida mágica; foi salvo e curado por pescadores da região. Disfarçado foi atrás do seu traidor; descobriu que era sua amada que o entregou por status e poder. Por escolha divina, hoje, trabalha nos terreiros de Umbanda, ajudando a todos a resgatarem seu karma; gosta de rum; fumar e andam com uma legião de pombagiras ciganas e das águas sob a tutela de Maria Padilha das Almas. Seu corpo astral leva consigo um osso ou ferramenta de cada um de sua tripulação. Adora o vento e a brisa do mar.

Após este breve comentário sobre Exu Maré  eu finalizo afirmando que Oxumarê é a própria mutabilidade; o reinício é seu princípio básico, aproximando-o dos mitos ocidentais referentes ao planeta Plutão, astro regente da revolução como forma de renascimento ou como queira da ressurreição. É um texto de opinião bem pessoal. Sei que existem muitos mais a serem dito, porém o espaço é curto; o tempo urge e muitos querem objetividade, qualidade e prazer nas diversas leituras dos nossos encontros.

Eu espero que VOCÊ, meu amigo leitor, desculpe-me se fui um pouco extenso, mas eu quis trazer algo novo, diferente e acima de tudo: belo e renovador como o espectro multicolorido do arco-da-aliança, ou seja, a aquarela suprema do arco-íris. Esta é minha percepção singela da força deste grande Orixá, aquarela suprema cromática do Universo. Arrobobô Oxumarê , Axé!

Obrigado aos Magos da Natureza e da Suprema Força da Vida que é DEUS em mim pela expansão e ilumina ção em meu espírito em diversos momentos de contemplação. Sou eternamente grato por tudo.


Abraços fraternos a todos; que a paz de Cristo esteja conosco, nisto eu acredito, afirmo e propago; esta é uma das minhas verdades divinas.

O Eterno Aprendiz, Breno Júnior.

“Equipe Caminhos de Aruanda”

http://www.caminhos-de-aruanda.com/



©2010 - 2018 Solange Christtine Ventura
https://curaeascensao.com.br/
Facebook.com/solange.c.ventura
Facebook.com/Cura.e.Ascensao
Link do artigo: OXUMARÊ: AQUARELA DIVINA
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.


“Se um homem fala ou age com o pensamento puro, a felicidade o acompanha como uma sombra que jamais o deixa." (Sidarta Gautama - BUDA)

" Este site foi criado exclusivamente com o objetivo de levar todas as informações sobre a “ASCENSÃO” e ajudar o máximo de pessoas a despertar para o evento mais importante e mais extraordinário de todas as suas encarnações, desde a sua vinda pela primeira vez a este planeta tão amado e tão desrespeitado. Evento este que não está sendo divulgado em nenhum veículo de comunicação, em nenhuma mídia impressa, mas com certeza absoluta quando acontecer mudará a trajetória de toda humanidade!"