“Produtos animais ocultos"
É muito difícil evitar produtos animais nestes "tempos modernos". Eis uma lista de itens comuns que, surpreendentemente, contêm derivados animais, e outros que são seguros.
Caseína: este produto se forma quando o leite é aquecido com um ácido, como o ácido láctico. Aparece principalmente em queijos de soja "sem lactose" como Soyco, Soy Kaas, AlmondRella, Zero-FatRella, HempRella e TofuRella Slices (marcas americanas). O rótulo diz: "sem lactose" (a lactose é outro derivado do leite), mas isso não significa que sejam vegan, como erradamente costumávamos supor. O queijo de soja Soymage é 100% vegan, mas é meio esquisito. Vegan-Rella também é totalmente vegan. A caseína também é usada em plásticos, adesivos e na fabricação de tintas.
Caseinato: caseína combinada a um metal, como caseinato de cálcio ou de sódio.
Chiclete: Alguns chicletes contêm glicerina. A marca Wrigleys contém glicerina de fonte vegetariana.
Margarinas: podem conter óleo de peixe e outros óleos de animais marinhos. Muitas margarinas contêm soro de leite.
Nougat: geralmente contém gelatina.
Macarrão: pode conter ovos, especialmente se for macarrão fresco. Algumas massas na Itália contêm tinta de lulas; isso é fácil de reconhecer porque o macarrão é preto.
Pastas: gomas. Podem ser derivadas de animais ou peixes.
Produtos de confeitaria: usa-se gordura animal na maioria dos doces, bolos e tortas feitos em confeitarias. Verificar os ingredientes.
Fosfatos: derivados do glicerol e de ácidos graxos. Podem também vir de ossos de animias.
Rennet ou coalho: enzima tirada do estômago de bezerros recém-mortos. Usado no processo de fabricação de queijos. Procure "coalho" ou as palavras "feito sem renina animal".
Gordura: pode ser animal. Usada na indústria de alimentos, principalmente em bolos e biscoi
tos.
Estearato: Em geral aparece na forma de estearato de cálcio e se encontra em balas duras como Gobstoppers e Sweetarts e outros. Vem do ácido esteárico, que comumente é derivado do sebo ou banha (gordura animal). O estearato também é usado no vinil (como em bancos de carro) e outros plásticos.
Doces: cuidado com a gelatina, por exemplo, em jujubas e balas de goma. Quase todas as balas de hortelã contêm gelatina, como Mentex, Pastilhas Garoto, etc. Ver também Nougat.
Soro: parte líquida do leite.
Compras sem crueldadeAna Maria Curcelli
Por ano, cerca de 50.000.000 de animais no mundo inteiro são mortos em experiências realizadas em laboratórios, mais conhecidas pelos profissionais da área como vivissecção. As vítimas desses abusos são: macacos, cachorros, gatos, coelhos, camundongos, porquinhos-da-índia, rãs, pombos e outros roedores. Esses animais são desnecessariamente queimados, envenenados, eletrocutados, afogados, privados de sua alimentação e comportamento natural e forçados a ingerir substâncias tóxicas para fins ditos "científicos". Com o progresso tecnológico existem novos meios de experimentação e ensino, que não necessitam utilizar animais, como: "softwares" para computadores, culturas de células, voluntários humanos, modelos químicos de pele entre outros.
Alternativas para experimentação em animais são utilizados inadequadamente, o que causa mais sofrimento desnecessário a eles próprios. Por que então, prosseguir com esta brutalidade? Por que e onde ocorra vivissecção? Em laboratórios farmacêuticos, onde médicos e pesquisadores querem descobrir, por exemplo, um novo remédio contra a depressão, as dores de cabeça, cólicas, novas vacinas, técnicas para engessar fraturas etc.
Em indústrias de materiais de limpeza, higiene e uso pessoal. Sabão em pó, amaciantes, desinfetantes
, detergentes, inseticidas e tudo aquilo que de certa forma vai entrar em contato com a pele do ser humano ou vai ser ingerido por ele. Cremes, ruge, pó, sprays, sombra, base, batom, esmaltes de unha, sabonetes, loções para o rosto corpo e cabelos, desodorantes, óleo para massagem, sais e espumas de banho...tudo que faz parte da cosmética e é derivado de matéria prima sintética tem que ser testado em animais. Ás vezes até os produtos de origem natural, antes de serem comercializados, tem de passar pelas experiências em animais. Em 90% das Universidades e Faculdades de Psicologia, Medicina, Biologia, Veterinária (entre outras cadeiras) fazem uso, de alguma forma, de animais para a aprendizagem, principalmente para dissecção (isto ocorre no Brasil e no mundo todo).
Grandes Universidades mantêm hospitais universitários, onde tratam doentes gratuitamente e testam (em animais) novas formas de cura e medicamentos. Nos Estados Unidos existe uma legislação específica que regula as substâncias e a composição dos produtos antes deles entrarem no mercado para serem comercializados. Muitas vezes para não terem problemas posteriores com o governo e com consumidores as empresas testam seus produtos em animais. Como ajudar? Você pode evitar este abuso, deixando de consumir produtos que são testados em animais, mostrando sua insatisfação com esse tipo de prática. Grande parte dos produtos testados são: medicamentos alopáticos, higiene pessoal, cosméticos e materiais de limpeza. A maioria de empresas que testam seus produtos em animais são multinacionais, que investem e mantêm laboratórios e profissionais. Existem no mercado produtos "alternativos" de necessidade básica que podem substituir os mais comuns, com o mesmo efeito e sem crueldade!
É provado pela ciência que a maioria dos medicamentos testados em an
imais não surtem o efeito desejado no homem, portanto, comece a deixar de lado os medicamentos convencionais, tente um chá caseiro para a cólica, repouso para curar a dor de cabeça, ervas para a gripe e toda e qualquer medicina dita `alternativa" é desejada, você pode tentar a homeopatia, florais, do-in etc...
Por você e pelos animais...
Se na sua Escola ou Faculdade existirem laboratórios de experimentação animal deixe clara a sua posição contra a crueldade, fale com seus colegas, professores, coordenadores e até com o diretor se for necessário; pergunte a ele(s) por que usar animais em lições de anatomia se hoje em dia existem outras alternativas para aprendizagem?!... Procure você também as suas alternativas, existem pequenas lojas de materiais de limpeza em que os produtos são fabricados artesanalmente, farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais também são boas opções.
Antes de comprar qualquer produto, leia a embalagem com atenção e certifique-se de que o produto está livre de crueldade. Sua simpatia pelos animais é a força para evitar mais mortes desnecessárias...
Empresas que fazem testes com animais
.Bausch & Lomb (lentes e óculos Ray-Ban)
.Bic Corporation (canetas, laminas de barbear)
.Bristol-Myers Squibb Co. (produtos de higiene e limpeza)
.Carlo Erba (medicamentos)
.Calvin Klein (perfumes)
.Clairol Inc. (cosméticos)
.Colgate-Palmolive Co. (higiene pessoal)
.Coty (cosméticos)
.Dana Perfumes
.Del Laboratories (Naturistics)
.EcoLab
.Eli Lilly & Co.(Merthiolate e medicamentos)
.Elizabeth Arden (cosméticos)
.Gessy Lever
.ISO 9000
.Johnson & Johnson
.Kimberly-Clark Corp. (Kleenex, Kenko do Brasil, Scott Pape
r)
.L'Oreal (Lâncome, Casting)
.Pennex
.Pfizer Labs. (medicamentos)
.Procter & Gamble Co. (Crest, Cover Girl, Max Factor)
.Recktt & Colman (material de limpeza)
.Schering-Plough (Coppertone)
.SmithKline Beecham (limpeza e medicamentos)
.3M
.Unilever (Gessy Lever, Pounds, Elida Gibs)
.Warner-Lambert (lâminas Schick)
.Whitehall Laboratories (Kolinos)
.Yves Saint Laurent (perfumes)
Empresas que não testam em animais
.Amway (cosméticos)
.Avon
.Banana Boat (bronzeadores)
.Beneton (perfumes)
.Body Shop
.Davene
.Farmaervas
.Freeman (cosméticos)
.Gillete*
.Revlon
.St. Yves (cosméticos)
.Tampax (absorventes internos femininos)
.Valmari (cosméticos naturais)
.Weleda (medicamentos e cosméticos)
.Wella Co. (tinturas e xampus)
.Winkson Sword (lâminas de barbear)
* desde janeiro de 1997, quando esta lista foi atualizada pela última vez.
Empresas que não testam em animais e produzem produtos de origem 100% vegetal (sem leite, lanolina, queratina, elastina, colágeno, mel, cêra de abelha etc.)
. Foxie (produtos de higiene pessoal) Tel.(011)562-5184
-Imprima estas listas e leve-as ao supermercado quando for fazer suas
compras -
Literatura Complementar
Holocausto - Milly Schär Manzoli - Editora da Taps - Mais informações detalhadas sobre vivissecção.
Beleza Natural - Rosina D'Angina - Editora Ícone - Muitas receitas de cosméticos caseiros.
&nbs
p;
O Guia de Compras sem Crueldade é uma publicação independente que tem por objetivo esclarecer os consumidores da possibilidade de evitar a compra de produtos que sejam testados em animais.
©2010 - 2018 Solange Christtine Ventura
https://curaeascensao.com.br/
Facebook.com/solange.c.ventura
Facebook.com/Cura.e.Ascensao
Link do artigo: Produtos animais ocultos
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.